Comando / Categoria (Player, Admin, Áudio, Vídeo, demo e Todos) / Descrição
Todos os Comandos de Counter-strike
+attack / player / Na ação primária para o jogador atirar
+attack2 / player / Na ação secundária provoca ações especiais (como zoom, burst fire e silenciador)
+back / player / Move para trás
+duck / player / Para agachar
+forward / player / Move para frente
+jump / player / Pulos
+klook / player / Olha para cima e para baixo com as teclas “W”e “S”
+left / player / Move para a esquerda
+lookdown / player / Olha para baixo
+lookup / player / Olha para cima
+mlook mouse – Ativa movimentos para todos os lados com o mouse
+movedown / player / Desce escadas, afunda na água, entre outros
+moveleft / player / Move para o lado esquerdo
+moveright / player / Move para o lado direito
+moveup / player / Sobe escadas, sobe na água, entre outros
+reload / player / Carrega a arma que está usando
+right / player / Move para a direita
+showscores / player / Mostra pontos e ping dos jogadores
+speed / player / Desabilita os passos rápidos para que o personagem ande devagar
+strafe / player / Movimentos para o lado com o mouse
+use / player / Para utilizar itens e armas
adjust_crosshair / player / Utilizado para mudar a cor da mira
alias “cmd1; cmd2” / player / Junta comandos num único alias para executar múltiplas tarefas ao toque de um botão
allowupload // upload/download // – Comuta (liga/desliga) o uploading de decals locais e modelos para o servidor
ambient_fade 100 / áudio / – Ajusta a distância do som ambiente
ambient_level 0.300 / áudio / – Ajusta o som ambiente
appenddemo / demo / Grava um demo e adiciona O ao arquivo demo existente em Half–Life/Valve/demo.dem
bind / player / Escreve combinações de comandos
bottomcolor 6 / player / ajusta a cor de fundo do modelo do jogador
brightness 1 / vídeo / Ativa a redução da luz ofuscante
buy / player / Abre o menu de compra
buyequip / player / Abre o menu para compra de equipamentos
buyammo1 / player / Compra munição de arma ou clip primários
buyammo2 / player / Compra uma munição para pistola
cancelselect / player / Cancela seleção
changeteam / player / Abre o menu para escolher o seu time
cl_allowdownload 0 / upload/download / Desativa download de mapas, modelos, decals, entre outros. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_allowupload 0 / upload/download / Desativa upload de mapas, modelos, decals, entre outros. Usa os valores 1 ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_anglespeedkey 0.670 / player / Ajusta a velocidade para que as teclas de direção mudem o ângulo de visão
cl_backspeed 400 / player / Ajusta a velocidade para o jogador andar para trás
cl_bob 0.010 / player / Desabilita o movimento do braço quando corre
cl_bobcycle 0.800 / player / Desabilita o movimento do braço para os lados
cl_bobup 0.500 / player / Desabilita o movimendo do braço para cima e para baixo
cl_download_ingame 0 / upload/download / Desativa download de mapas, modelos, decals, entre outros. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_forwardspeed 400 / player / Ajusta a velocidade de avanço do jogador. Pode–se aumentar até o Máximo configurado pelo servidor
cl_gaitestimation 1 / player / Ativa a dimensão do modo de andar
cl_gg 0 / player / Desativa o game gauge mode. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_himodels / player / Desativa a máxima qualidade do player models. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_messages / player / Mostra as mensagens enviadas para o servidor
cl_movespeedkey 0.300 / player / Ajusta a velocidade para quem usa o teclado para se movimentar
cl_nopred 0 / player / Desativa o client–side prediction. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_pitchdown / player / Ajusta o máximo de ângulo para poder olhar pra baixo. O valor padrão é 89
cl_pitchspeed 225 / player / Ajusta a velocidade para mudança na frequência do som
cl_pitchup / player / Ajusta o máximo de ângulo para se olhar pra cima. O valor padrão é 89
cl_showfps 1 / player / Mostra a velocidade do jogo “FPS”. Usa os valores 1 para ‘ativo’ e 0 para ‘desativo’
cl_shownet 0 / player / Desativa o monitoramente do número de packets. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_slist 10 / player / Ajusta o número de servidores na sua lista
cl_solid_players 1 / player / Desativa o modo sólido dos jogadores. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_upspeed 320 / player / Ajusta a velocidade do jogador ao realizar atos como subir uma escada, por exemplo
cl_waterdist 4 / player / Ajusta a distância a que o jogador pode ficar submerso
cl_yawspeed 210 / player / Ajusta a sinto
nia da velocidade
clear / player / Limpa a tela do console
cmd / player / Usado na conjunção de comandos
cmdlist / Todos / Lista todos os comandos de console
connect / player / Comando usado para conectar–se (escreva–o e, na frente, coloque o IP desejado)
cvarlist / Todos / Lista todas as variáveis no console. O comando “cvar log filename” irá gravar esta lista no arquivo C:\nome de arquivo.
Developer 0 / Admin / Ativa ou desativa os desenvolvimentos especiais de erros nas mensagens do console. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
disconnect / player / Desconecta o servidor
drawradar / player / Mostra seus companheiros no radar. Para tirar o radar digite o comando “hideradar”
drop / player / Larga qualquer coisa que esteja em suas mãos, com exceção das bombas
echo “message” / player / Repete mensagens no console
enableconsole / player / Ativa a tela de console
escape / player / Cancela seleções e fecha janelas
exec / Todos / Executa scripts como arquivos .cfg
exit / Todos / Sai do servidor que está conectado para o menu geral de servidores
fakelag 0 / player / Simula lag. Lembre–se de que quanto maior o número, maior será o lag
fakeloss 0 / player / Simula danos de bits enviados. Lembre–se de que quanto maior o número, maior será o dano
force_centerview / player / Força o jogador a olhar para frente, em sua reta
fps_lan / player / Ajusta o máximo de framerates num jogo em LANs
fps_modem / player / Ajusta o máximo de framerates num jogo via internet
fps_single / player / Ajusta o máximo de framerates num jogo solitário (single playergame)
fullinfo / Todos Mostra as informações gerais completas
fullserverinfo / Todos / Mostra as informações completas sobre o servidor
gamma 3 / vídeo / Ajusta o level de gamma
getcertificate / player / Obtém certificado de WON
getsv / player / Lista o endereço de cada servidor e o total deles
gl_alphamin 0.250 / Vídeo / Ajusta o nível mínimo de alpha blending
gl_clear 0 / Vídeo / Desativa a qualidade visual
gl_cull 1 / Vídeo / Alterna a renderização apenas de objetos visíveis. Usa os valores 1 para ‘ligado’, 0 para ‘desligado’. O 0 baixa o valor do FPS
gl_d3dflip 0 / Vídeo / Desativa a execução reversa para o D3D
gl_dither 1 / Vídeo / Desativa o tremor. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_dump / Vídeo / Lista os dados do vídeo card
gl_flipmatrix 0 / Vídeo / Desativa a mira especial usando o 3DNow! 3Dfx MiniGL. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_keeptjunctions 0 / Vídeo / Alterna a exibição de rachaduras entre texturas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’, com 1 sendo a melhor qualidade e menor fps
gl_lightholes 0 / Vídeo / Destiva as luzes de orifícios. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_max_size 256 / Vídeo / Ajusta o tamanho máximo para a textura
gl_monolights 0 / Vídeo / Alterna uma fonte de luz uniforme sem sombras. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ e funciona apenas no OpenGL
gl_overbright 0 / Vídeo / Desativa o modo máximo de luminosidade. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_palette_tex 0 / Vídeo / Desativa a visão de texturas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_picmip 0 / Vídeo / Ajusta a retribuição de qualidade
gl_playermip 0 / Vídeo / Ajusta a retribuição de qualidade do jogador
gl_polyoffset 4 / Vídeo / Ajusta o deslocamento dos polígonos
gl_round_down 3 / Vídeo / Ajusta a textura arrendondando o valor para baixo
gl_smoothmodels 0 / Vídeo / Alterna a suavização do modelo. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_spriteblend 0 / Vídeo / Alterna a mistura dos objetos de tela. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_texels / Vídeo / Relata o número de texturas carregadas na placa de vídeo
gl_texsort 0 / Vídeo / Aletrna a ordem das texturas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_texturemode [type] / Vídeo / Ajusta o módulo em ordem da qualidade mais baixa para a mais alta. Os types podem ser gl_nearest_mipmap_nearest, gl_linear_mipmap_nearest (estes dois últimos lidam com filtros bilineares) e gl_nearest_mipmap_linear, gl_linear_mipmap_linear (que lidam com filtros trilineares)
gl_zmax 4096 / Vídeo / Ajusta o tamanho máximo para o Z–Buffer
gl_ztrick 1 / Vídeo / Alterna a velocidade para renderizar 3Dfx. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
graphheight 64 / player / Ajusta a altura do display r_netgraph
graphhigh 512 / player / Ajusta o valor máximo do display r_netgraph
graphmean 1 / player / Ajusta o valor do display r_netgraph
graphmedian 128 / player / Ajusta o valor médio do display r_netgraph
hideconsole / player / Desativa o console
hideradar / player / Desativa o radar
hisound 1 / áudio / Desativa a máxima qualidade do som. Valores: 1=22kHz, 0=11kHz
hud_centerid 0 / player / Mostra o nome do jogador que está na mira no meio da tela. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’. Caso esteja desativado aparecerá no canto
hud_fastswitch 0 / player / Alterna a troca de armas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desliga
do’
hud_saytext_time 5 / player / Ajusta o tempo em que a troca de mensagens entre os jogadores permanece na tela
impulse 100 / player / Aciona as lanternas
impulse 201 / player / Pinta logos
invlast / player / Seleciona o item antigo do inventório
invnext / player / Seleciona o próximo item do inventório
invprev / player / Seleciona o item anterior do inventório
kill / player / Comando para o jogador fazer com que o próprio personagem se suicide
lightgamma 2.500 / Vídeo / Ajusta o valor de gamma nas luzes
listdemo / Demo / Lista as informações do demo
lookspring 0 / mouse / Alterna a centralização automática quando ‘mlook’ estiver desativado. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
lookstrafe 0 / mouse / Alterna o bombardeio do mouse quando ‘mlook’ estiver ativo. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
m_filter 0 / mouse / Alterna a suavização do mouse. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
m_forward / mouse / Faz com que a sensitividade do mouse para avançar multiplique
m_pitch 0.022 / mouse / Faz com que a sensitividade do mouse para os demais movimentos multiplique. Números negativos resultam em ações invertidas.
m_side 0.800 / mouse / Faz com que a sensitividade do mouse para bombardear multiplique
m_yaw 0.022 / mouse / Faz com que a sensibilidade do mouse para mudar de direção multiplique
menuselect / player / Seleciona itens para o menu
messagemode / player / Mostra a mensagem para todos os outros jogadores de um servidor
messagemode2 / player / Mostra apenas os jogadores do seu time
motd / player / Mostra a Message Of The Day (Mensagem do Dia) do arquivo motd.txt do servidor
name / player / Comando utilizado para alterar seu nick (nome)
net_graph 1 / player / Mostra o seu FPS, latência de rede, largura de banda e suas taxas de atualização para cliente e servidor. Os comandos net_graph 0 desliga e o net_graph 3 mostra a informação sem o gráfico e salva alguns FPS
Nosound 0 / áudio / Desliga o som. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
pingsv / player / Localiza um servidor
mp_timelimit 45 / Admin / Ajusta o tempo em minutos de troca dos mapas (“0” desabilita).
mp_tkpunish 1 / Admin / Ajusta o número de jogadores do próprio time que alguém pode matar antes de ser “kickado”. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
sv_restartround X / Admin / Ajusta o tempo em segundos para restartar o round.
mp_buytime X / Admin / Ajusta o tempo em minutos para poder comprar armas e equipamentos
kick X / Admin / Comando para kickar um jogador, escreva kick e o número do jogador
pausable / Admin / Deixa o jogo “pausável” (para pausar digite “pause”)
writecfg X / todos / Salva seu arquivo CFG
play / áudio / Executa um arquivo WAV
playdemo / demo / Executa arquivos de demo padrões ou especialmente gerados
playvol 9 / Demo / Ajusta o volume do demo a ser executado
pushlatency 100 / player / Utilize o inverso desse número para ajudar a ajustar a frequência de latência
quit / Todos / Fecha o jogo e vai diretamente para o Windowns
r_decals 250 / player / Ajusta o número máximo de decals
r_drawviewmodel 0 / player / Retira a imagem da arma em sua mão. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
r_dynamic 0 / Vídeo / Retira a luz dinâmica. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
r_mmx 0 / player / Desativa os cálculos para CPUs com processadores estilo MMX. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
radio1 / player / Abre o menu do Radio 1
radio2 / player / Abre o menu do Radio 2
radio3 / player / Abre o menu do Radio 3
r_netgraph 0 / player / Alterna as condições de rede. Usa–se os valores “0” para desligado; “1” pode mostrar verde (boas condições), amarelo (más) e vermelho (horríveis)
rate 5000 / player / Ajusta a proporção de dados dos clientes. Usa–se os valores de 1000 a 5000 para modens e 10000 ou mais para LANs
reconnect / player / Reconecta no servidor
record / Demo / Grava o jogo em que você está jogando (chamado “/ Demo /”) no diretório Half–Life\Valve\ .dem
retry / player / Reinicia o seu jogo
s_2dvolume 1 / Áudio / Coloca em volume máximo os sons 2D. Usa–se valores de 0 a 1.0
s_a3d 0.000000 / Áudio / Desativa o suporte A3D. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
s_automax_distance 30 / Áudio / Ajusta o volume da máxima distância do som
s_automin_distance 2 / Áudio / Ajusta o volume da mínima distância do som
s_bloat 2.0 / Áudio / Fator máximo apenas para polígonos A3D 2.0
s_buffersize 65536 / Áudio / Ajusta o tamanho do buffer
s_disable_a3d 0 / Áudio / Alterna sons desabilitados do tipo a3D. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
s_distance 60 / Áudio / Ajusta a proporção das unidades do jogo para metros, afeta a velocidade, posicionamento e distância. Quanto maior o número, mais próximo em termos de áudio. Usa–se valores de 0 até infinito
s_doppler 0.0 / Áudio / Ajusta os efeitos doppler. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’. Varia de 0 a 10 e é muito sensível.
s_eax 0 / Áudio / Alterna o suporte a EAX. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘
desligado’
s_enable_a3d / Áudio / Aciona suporte A3D
s_geometry 0 / Áudio / Alterna a renderização geométrica apenas para A3D 2.0.
s_max_distance 1000 / Áudio / Distância máxima do ouvinte antes que as rolagens não mais se apliquem. Valor varia de ‘s_min_distance’ ao infinito.
s_min_distance 5 / Áudio / Distância mínima que uma fonte ficará do ouvinte antes que as rolagens sejam aplicadas. Valor varia de 0 a ‘s_max_distance’
s_numpolys 200 / Áudio / Máximo de polígonos a serem renderizados apenas no A3D 2.0.
say “mensagem” / player / Chat para conversar com outros jogadores
say_team “mensagem” / player / Chat para conversar com os jogadores do seu time
scr_centertime 2 / player / Ajusta uantidade de tempo em que as mensagens ficarão disponíveis no servidor
scr_conspeed 600 / player / Ajusta a velocidade de rolagem do console
scr_printspeed 7 / player / Ajusta a velocidade em que aparece as mensagens em sua tela
screenshot / player / Captura as telas do jogo (screenshots) e salva–as no diretório Half–Life/Valve
sensitivity 9 / mouse / Ajusta a sensibilidade do mouse
serverinfo / player / Mostra informações do servidor
setdemoinfo info / Demo / Adiciona informações ao demo
showpause 0 / player / Desativa a pausa da exibição gráfica. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
showram 0 / player / Desativa a exibição de avaliação ram. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
sizedown / player / Ajusta o tamanho da tela para cima e sobe a velocidade do FPS
sizeup / player / Ajusta o tamanho da tela para baixo e sobe a velocidade do FPS
slot1 / player / Seleciona a arma do grupo 1
slot2 / player / Seleciona a arma do grupo 2
slot3 / player / Seleciona a arma do grupo 3
slot4 / player / Seleciona a arma do grupo 4
slot5 / player / Seleciona a arma do grupo 5
slot6 / player / Seleciona a arma do grupo 6
slot7 / player / Seleciona a arma do grupo 7
slot8 / player / Seleciona a arma do grupo 8
slot9 / player / Seleciona a arma do grupo 9
slot10 / player / Seleciona a arma do grupo 10
snapshot / player / Captura a screenshot (tela do jogo)
speak / player / Fala com alguém
startdemos / Demo / Exibe demos em loop
stop / Demo / Pára a gravação do demo
stopdemo / Demo / Pára de rodar o demo
stopsound / Áudio / Pára de executar o som atual.
Swapdemo / Demo / Troca duas posições de um segmento dentro de um demo
timedemo / Demo / Executa .dem no FPS máximo e relata o FPS médio
toggleconsole / player / Desativa a tela de console. Geralmente ligado à tecla “~”
unbind / player / Remove os binds de uma tecla
unbindall / player / Remove todos os binds
use / player / Usa ítem como a arma. Exemplo: “use weapon_crowbar”
vid_config_x 800 / Vídeo / Ajusta a resolução da tela horizontal
vid_config_y 600 / Vídeo / Ajusta a resolução da tela vertical
vid_d3d 0 / Vídeo / Desativa suporte Direct3D. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
vid_describemode / Vídeo / Mostra as configuração do modo de vídeo
vid_mode 0 / Vídeo / Ajusta o modo de vídeo
vid_wait 0 / Vídeo / Desativa a sincronia do vídeo. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
viewframe / Vídeo / Ativa o wire–frame display. Apenas para OpenGL.
violence_ablood 0 / player / Desativa o sangue. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
volume 1.0 / Áudio / Regula o volume do jogo
weapon_ (utilize com Pistols – Submachineguns – Assault Rifles – Shotguns – Sniper Rifles – Machinegun – Other – Grenades) / player / Seleciona a arma que desejar, assim você pode fazer binds como selecionar a tecla “h” para mostrar a faca.
Wait / player / Pausa por um instante no tempo de um alias ou script
mp_autokick 1 / Admin / Ativa o autokick e age em team killers. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_autoteambalance 1 / Admin / Ativa o auto balanceoamento dos times. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_c4timer X / Admin / Ajusta o tempo da bomba variando de 15 a 90 segundos
mp_flashlight 0 / Admin / Desativa o uso da lanterna. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_footsteps 0 / Admin / Desativa o som das pegadas dos jogadores. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_forcechasecam 1 / Admin / Ativa o chasecam, para quando morto acompanhar unicamente os jogadores do time. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_freezetime 6 / Admin / Ajusta o tempo em segundos em que você fica parado no começo de cada round.
mp_friendlyfire 1 / Admin / Ativa o poder de matar seu próprio time. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_hostagepenalty 2 / Admin / Ajusta o número de reféns que pode matar antes de ser “kickado”
mp_limitteams 2 / Admin / Ajusta o número de jogadores a mais que um time pode ter.
mp_logmessages 1 / Admin / Ativa o salvamento de mensagens que foram enviadas no servidor. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ r />
mp_mapvoteratio 0.6 / Admin / Ajusta a razão de jogadores para se mudar o mapa votado
mp_roundtime 5 / Admin / Ajusta o tempo do round variando de 3 a 15 minutos
Todos os Comandos de Counter-strike
+attack / player / Na ação primária para o jogador atirar
+attack2 / player / Na ação secundária provoca ações especiais (como zoom, burst fire e silenciador)
+back / player / Move para trás
+duck / player / Para agachar
+forward / player / Move para frente
+jump / player / Pulos
+klook / player / Olha para cima e para baixo com as teclas “W”e “S”
+left / player / Move para a esquerda
+lookdown / player / Olha para baixo
+lookup / player / Olha para cima
+mlook mouse – Ativa movimentos para todos os lados com o mouse
+movedown / player / Desce escadas, afunda na água, entre outros
+moveleft / player / Move para o lado esquerdo
+moveright / player / Move para o lado direito
+moveup / player / Sobe escadas, sobe na água, entre outros
+reload / player / Carrega a arma que está usando
+right / player / Move para a direita
+showscores / player / Mostra pontos e ping dos jogadores
+speed / player / Desabilita os passos rápidos para que o personagem ande devagar
+strafe / player / Movimentos para o lado com o mouse
+use / player / Para utilizar itens e armas
adjust_crosshair / player / Utilizado para mudar a cor da mira
alias “cmd1; cmd2” / player / Junta comandos num único alias para executar múltiplas tarefas ao toque de um botão
allowupload // upload/download // – Comuta (liga/desliga) o uploading de decals locais e modelos para o servidor
ambient_fade 100 / áudio / – Ajusta a distância do som ambiente
ambient_level 0.300 / áudio / – Ajusta o som ambiente
appenddemo / demo / Grava um demo e adiciona O ao arquivo demo existente em Half–Life/Valve/demo.dem
bind / player / Escreve combinações de comandos
bottomcolor 6 / player / ajusta a cor de fundo do modelo do jogador
brightness 1 / vídeo / Ativa a redução da luz ofuscante
buy / player / Abre o menu de compra
buyequip / player / Abre o menu para compra de equipamentos
buyammo1 / player / Compra munição de arma ou clip primários
buyammo2 / player / Compra uma munição para pistola
cancelselect / player / Cancela seleção
changeteam / player / Abre o menu para escolher o seu time
cl_allowdownload 0 / upload/download / Desativa download de mapas, modelos, decals, entre outros. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_allowupload 0 / upload/download / Desativa upload de mapas, modelos, decals, entre outros. Usa os valores 1 ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_anglespeedkey 0.670 / player / Ajusta a velocidade para que as teclas de direção mudem o ângulo de visão
cl_backspeed 400 / player / Ajusta a velocidade para o jogador andar para trás
cl_bob 0.010 / player / Desabilita o movimento do braço quando corre
cl_bobcycle 0.800 / player / Desabilita o movimento do braço para os lados
cl_bobup 0.500 / player / Desabilita o movimendo do braço para cima e para baixo
cl_download_ingame 0 / upload/download / Desativa download de mapas, modelos, decals, entre outros. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_forwardspeed 400 / player / Ajusta a velocidade de avanço do jogador. Pode–se aumentar até o Máximo configurado pelo servidor
cl_gaitestimation 1 / player / Ativa a dimensão do modo de andar
cl_gg 0 / player / Desativa o game gauge mode. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_himodels / player / Desativa a máxima qualidade do player models. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_messages / player / Mostra as mensagens enviadas para o servidor
cl_movespeedkey 0.300 / player / Ajusta a velocidade para quem usa o teclado para se movimentar
cl_nopred 0 / player / Desativa o client–side prediction. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_pitchdown / player / Ajusta o máximo de ângulo para poder olhar pra baixo. O valor padrão é 89
cl_pitchspeed 225 / player / Ajusta a velocidade para mudança na frequência do som
cl_pitchup / player / Ajusta o máximo de ângulo para se olhar pra cima. O valor padrão é 89
cl_showfps 1 / player / Mostra a velocidade do jogo “FPS”. Usa os valores 1 para ‘ativo’ e 0 para ‘desativo’
cl_shownet 0 / player / Desativa o monitoramente do número de packets. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_slist 10 / player / Ajusta o número de servidores na sua lista
cl_solid_players 1 / player / Desativa o modo sólido dos jogadores. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
cl_upspeed 320 / player / Ajusta a velocidade do jogador ao realizar atos como subir uma escada, por exemplo
cl_waterdist 4 / player / Ajusta a distância a que o jogador pode ficar submerso
cl_yawspeed 210 / player / Ajusta a sinto
nia da velocidade
clear / player / Limpa a tela do console
cmd / player / Usado na conjunção de comandos
cmdlist / Todos / Lista todos os comandos de console
connect / player / Comando usado para conectar–se (escreva–o e, na frente, coloque o IP desejado)
cvarlist / Todos / Lista todas as variáveis no console. O comando “cvar log filename” irá gravar esta lista no arquivo C:\nome de arquivo.
Developer 0 / Admin / Ativa ou desativa os desenvolvimentos especiais de erros nas mensagens do console. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
disconnect / player / Desconecta o servidor
drawradar / player / Mostra seus companheiros no radar. Para tirar o radar digite o comando “hideradar”
drop / player / Larga qualquer coisa que esteja em suas mãos, com exceção das bombas
echo “message” / player / Repete mensagens no console
enableconsole / player / Ativa a tela de console
escape / player / Cancela seleções e fecha janelas
exec / Todos / Executa scripts como arquivos .cfg
exit / Todos / Sai do servidor que está conectado para o menu geral de servidores
fakelag 0 / player / Simula lag. Lembre–se de que quanto maior o número, maior será o lag
fakeloss 0 / player / Simula danos de bits enviados. Lembre–se de que quanto maior o número, maior será o dano
force_centerview / player / Força o jogador a olhar para frente, em sua reta
fps_lan / player / Ajusta o máximo de framerates num jogo em LANs
fps_modem / player / Ajusta o máximo de framerates num jogo via internet
fps_single / player / Ajusta o máximo de framerates num jogo solitário (single playergame)
fullinfo / Todos Mostra as informações gerais completas
fullserverinfo / Todos / Mostra as informações completas sobre o servidor
gamma 3 / vídeo / Ajusta o level de gamma
getcertificate / player / Obtém certificado de WON
getsv / player / Lista o endereço de cada servidor e o total deles
gl_alphamin 0.250 / Vídeo / Ajusta o nível mínimo de alpha blending
gl_clear 0 / Vídeo / Desativa a qualidade visual
gl_cull 1 / Vídeo / Alterna a renderização apenas de objetos visíveis. Usa os valores 1 para ‘ligado’, 0 para ‘desligado’. O 0 baixa o valor do FPS
gl_d3dflip 0 / Vídeo / Desativa a execução reversa para o D3D
gl_dither 1 / Vídeo / Desativa o tremor. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_dump / Vídeo / Lista os dados do vídeo card
gl_flipmatrix 0 / Vídeo / Desativa a mira especial usando o 3DNow! 3Dfx MiniGL. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_keeptjunctions 0 / Vídeo / Alterna a exibição de rachaduras entre texturas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’, com 1 sendo a melhor qualidade e menor fps
gl_lightholes 0 / Vídeo / Destiva as luzes de orifícios. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_max_size 256 / Vídeo / Ajusta o tamanho máximo para a textura
gl_monolights 0 / Vídeo / Alterna uma fonte de luz uniforme sem sombras. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ e funciona apenas no OpenGL
gl_overbright 0 / Vídeo / Desativa o modo máximo de luminosidade. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_palette_tex 0 / Vídeo / Desativa a visão de texturas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_picmip 0 / Vídeo / Ajusta a retribuição de qualidade
gl_playermip 0 / Vídeo / Ajusta a retribuição de qualidade do jogador
gl_polyoffset 4 / Vídeo / Ajusta o deslocamento dos polígonos
gl_round_down 3 / Vídeo / Ajusta a textura arrendondando o valor para baixo
gl_smoothmodels 0 / Vídeo / Alterna a suavização do modelo. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_spriteblend 0 / Vídeo / Alterna a mistura dos objetos de tela. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_texels / Vídeo / Relata o número de texturas carregadas na placa de vídeo
gl_texsort 0 / Vídeo / Aletrna a ordem das texturas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
gl_texturemode [type] / Vídeo / Ajusta o módulo em ordem da qualidade mais baixa para a mais alta. Os types podem ser gl_nearest_mipmap_nearest, gl_linear_mipmap_nearest (estes dois últimos lidam com filtros bilineares) e gl_nearest_mipmap_linear, gl_linear_mipmap_linear (que lidam com filtros trilineares)
gl_zmax 4096 / Vídeo / Ajusta o tamanho máximo para o Z–Buffer
gl_ztrick 1 / Vídeo / Alterna a velocidade para renderizar 3Dfx. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
graphheight 64 / player / Ajusta a altura do display r_netgraph
graphhigh 512 / player / Ajusta o valor máximo do display r_netgraph
graphmean 1 / player / Ajusta o valor do display r_netgraph
graphmedian 128 / player / Ajusta o valor médio do display r_netgraph
hideconsole / player / Desativa o console
hideradar / player / Desativa o radar
hisound 1 / áudio / Desativa a máxima qualidade do som. Valores: 1=22kHz, 0=11kHz
hud_centerid 0 / player / Mostra o nome do jogador que está na mira no meio da tela. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’. Caso esteja desativado aparecerá no canto
hud_fastswitch 0 / player / Alterna a troca de armas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desliga
do’
hud_saytext_time 5 / player / Ajusta o tempo em que a troca de mensagens entre os jogadores permanece na tela
impulse 100 / player / Aciona as lanternas
impulse 201 / player / Pinta logos
invlast / player / Seleciona o item antigo do inventório
invnext / player / Seleciona o próximo item do inventório
invprev / player / Seleciona o item anterior do inventório
kill / player / Comando para o jogador fazer com que o próprio personagem se suicide
lightgamma 2.500 / Vídeo / Ajusta o valor de gamma nas luzes
listdemo / Demo / Lista as informações do demo
lookspring 0 / mouse / Alterna a centralização automática quando ‘mlook’ estiver desativado. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
lookstrafe 0 / mouse / Alterna o bombardeio do mouse quando ‘mlook’ estiver ativo. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
m_filter 0 / mouse / Alterna a suavização do mouse. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
m_forward / mouse / Faz com que a sensitividade do mouse para avançar multiplique
m_pitch 0.022 / mouse / Faz com que a sensitividade do mouse para os demais movimentos multiplique. Números negativos resultam em ações invertidas.
m_side 0.800 / mouse / Faz com que a sensitividade do mouse para bombardear multiplique
m_yaw 0.022 / mouse / Faz com que a sensibilidade do mouse para mudar de direção multiplique
menuselect / player / Seleciona itens para o menu
messagemode / player / Mostra a mensagem para todos os outros jogadores de um servidor
messagemode2 / player / Mostra apenas os jogadores do seu time
motd / player / Mostra a Message Of The Day (Mensagem do Dia) do arquivo motd.txt do servidor
name / player / Comando utilizado para alterar seu nick (nome)
net_graph 1 / player / Mostra o seu FPS, latência de rede, largura de banda e suas taxas de atualização para cliente e servidor. Os comandos net_graph 0 desliga e o net_graph 3 mostra a informação sem o gráfico e salva alguns FPS
Nosound 0 / áudio / Desliga o som. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
pingsv / player / Localiza um servidor
mp_timelimit 45 / Admin / Ajusta o tempo em minutos de troca dos mapas (“0” desabilita).
mp_tkpunish 1 / Admin / Ajusta o número de jogadores do próprio time que alguém pode matar antes de ser “kickado”. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
sv_restartround X / Admin / Ajusta o tempo em segundos para restartar o round.
mp_buytime X / Admin / Ajusta o tempo em minutos para poder comprar armas e equipamentos
kick X / Admin / Comando para kickar um jogador, escreva kick e o número do jogador
pausable / Admin / Deixa o jogo “pausável” (para pausar digite “pause”)
writecfg X / todos / Salva seu arquivo CFG
play / áudio / Executa um arquivo WAV
playdemo / demo / Executa arquivos de demo padrões ou especialmente gerados
playvol 9 / Demo / Ajusta o volume do demo a ser executado
pushlatency 100 / player / Utilize o inverso desse número para ajudar a ajustar a frequência de latência
quit / Todos / Fecha o jogo e vai diretamente para o Windowns
r_decals 250 / player / Ajusta o número máximo de decals
r_drawviewmodel 0 / player / Retira a imagem da arma em sua mão. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
r_dynamic 0 / Vídeo / Retira a luz dinâmica. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
r_mmx 0 / player / Desativa os cálculos para CPUs com processadores estilo MMX. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
radio1 / player / Abre o menu do Radio 1
radio2 / player / Abre o menu do Radio 2
radio3 / player / Abre o menu do Radio 3
r_netgraph 0 / player / Alterna as condições de rede. Usa–se os valores “0” para desligado; “1” pode mostrar verde (boas condições), amarelo (más) e vermelho (horríveis)
rate 5000 / player / Ajusta a proporção de dados dos clientes. Usa–se os valores de 1000 a 5000 para modens e 10000 ou mais para LANs
reconnect / player / Reconecta no servidor
record / Demo / Grava o jogo em que você está jogando (chamado “/ Demo /”) no diretório Half–Life\Valve\ .dem
retry / player / Reinicia o seu jogo
s_2dvolume 1 / Áudio / Coloca em volume máximo os sons 2D. Usa–se valores de 0 a 1.0
s_a3d 0.000000 / Áudio / Desativa o suporte A3D. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
s_automax_distance 30 / Áudio / Ajusta o volume da máxima distância do som
s_automin_distance 2 / Áudio / Ajusta o volume da mínima distância do som
s_bloat 2.0 / Áudio / Fator máximo apenas para polígonos A3D 2.0
s_buffersize 65536 / Áudio / Ajusta o tamanho do buffer
s_disable_a3d 0 / Áudio / Alterna sons desabilitados do tipo a3D. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
s_distance 60 / Áudio / Ajusta a proporção das unidades do jogo para metros, afeta a velocidade, posicionamento e distância. Quanto maior o número, mais próximo em termos de áudio. Usa–se valores de 0 até infinito
s_doppler 0.0 / Áudio / Ajusta os efeitos doppler. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’. Varia de 0 a 10 e é muito sensível.
s_eax 0 / Áudio / Alterna o suporte a EAX. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘
desligado’
s_enable_a3d / Áudio / Aciona suporte A3D
s_geometry 0 / Áudio / Alterna a renderização geométrica apenas para A3D 2.0.
s_max_distance 1000 / Áudio / Distância máxima do ouvinte antes que as rolagens não mais se apliquem. Valor varia de ‘s_min_distance’ ao infinito.
s_min_distance 5 / Áudio / Distância mínima que uma fonte ficará do ouvinte antes que as rolagens sejam aplicadas. Valor varia de 0 a ‘s_max_distance’
s_numpolys 200 / Áudio / Máximo de polígonos a serem renderizados apenas no A3D 2.0.
say “mensagem” / player / Chat para conversar com outros jogadores
say_team “mensagem” / player / Chat para conversar com os jogadores do seu time
scr_centertime 2 / player / Ajusta uantidade de tempo em que as mensagens ficarão disponíveis no servidor
scr_conspeed 600 / player / Ajusta a velocidade de rolagem do console
scr_printspeed 7 / player / Ajusta a velocidade em que aparece as mensagens em sua tela
screenshot / player / Captura as telas do jogo (screenshots) e salva–as no diretório Half–Life/Valve
sensitivity 9 / mouse / Ajusta a sensibilidade do mouse
serverinfo / player / Mostra informações do servidor
setdemoinfo info / Demo / Adiciona informações ao demo
showpause 0 / player / Desativa a pausa da exibição gráfica. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
showram 0 / player / Desativa a exibição de avaliação ram. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
sizedown / player / Ajusta o tamanho da tela para cima e sobe a velocidade do FPS
sizeup / player / Ajusta o tamanho da tela para baixo e sobe a velocidade do FPS
slot1 / player / Seleciona a arma do grupo 1
slot2 / player / Seleciona a arma do grupo 2
slot3 / player / Seleciona a arma do grupo 3
slot4 / player / Seleciona a arma do grupo 4
slot5 / player / Seleciona a arma do grupo 5
slot6 / player / Seleciona a arma do grupo 6
slot7 / player / Seleciona a arma do grupo 7
slot8 / player / Seleciona a arma do grupo 8
slot9 / player / Seleciona a arma do grupo 9
slot10 / player / Seleciona a arma do grupo 10
snapshot / player / Captura a screenshot (tela do jogo)
speak / player / Fala com alguém
startdemos / Demo / Exibe demos em loop
stop / Demo / Pára a gravação do demo
stopdemo / Demo / Pára de rodar o demo
stopsound / Áudio / Pára de executar o som atual.
Swapdemo / Demo / Troca duas posições de um segmento dentro de um demo
timedemo / Demo / Executa .dem no FPS máximo e relata o FPS médio
toggleconsole / player / Desativa a tela de console. Geralmente ligado à tecla “~”
unbind / player / Remove os binds de uma tecla
unbindall / player / Remove todos os binds
use / player / Usa ítem como a arma. Exemplo: “use weapon_crowbar”
vid_config_x 800 / Vídeo / Ajusta a resolução da tela horizontal
vid_config_y 600 / Vídeo / Ajusta a resolução da tela vertical
vid_d3d 0 / Vídeo / Desativa suporte Direct3D. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
vid_describemode / Vídeo / Mostra as configuração do modo de vídeo
vid_mode 0 / Vídeo / Ajusta o modo de vídeo
vid_wait 0 / Vídeo / Desativa a sincronia do vídeo. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
viewframe / Vídeo / Ativa o wire–frame display. Apenas para OpenGL.
violence_ablood 0 / player / Desativa o sangue. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
volume 1.0 / Áudio / Regula o volume do jogo
weapon_ (utilize com Pistols – Submachineguns – Assault Rifles – Shotguns – Sniper Rifles – Machinegun – Other – Grenades) / player / Seleciona a arma que desejar, assim você pode fazer binds como selecionar a tecla “h” para mostrar a faca.
Wait / player / Pausa por um instante no tempo de um alias ou script
mp_autokick 1 / Admin / Ativa o autokick e age em team killers. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_autoteambalance 1 / Admin / Ativa o auto balanceoamento dos times. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_c4timer X / Admin / Ajusta o tempo da bomba variando de 15 a 90 segundos
mp_flashlight 0 / Admin / Desativa o uso da lanterna. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_footsteps 0 / Admin / Desativa o som das pegadas dos jogadores. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_forcechasecam 1 / Admin / Ativa o chasecam, para quando morto acompanhar unicamente os jogadores do time. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_freezetime 6 / Admin / Ajusta o tempo em segundos em que você fica parado no começo de cada round.
mp_friendlyfire 1 / Admin / Ativa o poder de matar seu próprio time. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’
mp_hostagepenalty 2 / Admin / Ajusta o número de reféns que pode matar antes de ser “kickado”
mp_limitteams 2 / Admin / Ajusta o número de jogadores a mais que um time pode ter.
mp_logmessages 1 / Admin / Ativa o salvamento de mensagens que foram enviadas no servidor. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ r />
mp_mapvoteratio 0.6 / Admin / Ajusta a razão de jogadores para se mudar o mapa votado
mp_roundtime 5 / Admin / Ajusta o tempo do round variando de 3 a 15 minutos
Qua Jun 24, 2015 8:24 pm por mordecai
» FORUM MUDOU
Seg Mar 17, 2014 4:35 pm por farllon
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Seg Mar 17, 2014 3:53 pm por farllon
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Sex Dez 06, 2013 12:41 pm por Lololol
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Sex Dez 06, 2013 12:38 pm por Lololol
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Qua Jun 19, 2013 7:37 pm por Onwer
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Qua Jun 19, 2013 7:27 pm por Onwer
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Seg maio 14, 2012 5:19 pm por Endereço